@prefdesterrodomelo

Prefeitura Municipal de Desterro do Melo - MG
quinta-feira, 28 de março de 2024

Siga-nos: @prefdesterrodomelo

NOTÍCIAS

Capela de Nossa Senhora Aparecida será mais um Bem Tombado

A equipe técnica do Patrimônio Cultural iniciou recentemente os trabalhos de levantamento topográfico, histórico e oral para proceder registro Imaterial do local onde se encontra a Capela em honra à Nossa Senhora Aparecida, no alto Serra da Conceição.

A Capela já é um Bem protegido através de Inventário realizado pela equipe do Patrimônio Cultural e tal iniciativa de Tombamento se faz necessária devido ao caráter explicito de identidade e memória histórica que o lugar tem com as tradições religiosas do povo de Desterro do Melo e municípios vizinhos.

O estudo histórico e legal, coordenado pela Equipe do Patrimônio Cultural está sendo realizado por técnicos (historiadores e arquitetos) de empresa especializada, com tantos outros projetos já referenciados, em apoio à gestão do Patrimônio Cultural de Desterro do Melo.

O estudo em desenvolvimento contempla tanto as questões devocionais à Imagem de culto de Nossa Senhora Aparecida, a tradição das romarias no dia de devoção à Virgem, quanto a questão paisagística e até mesmo o local destinado à construção da Capela.

Ainda neste ano de 2016 a Prefeita Márcia Amaral pretende decretar a proteção e oficializar o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Desterro do Melo à Capela de Nossa Senhora Aparecida, aguardando apenas para isto, a finalização dos requisitos legais e dos procedimentos técnicos.

Imagem - Capela de Nossa Senhora Aparecida será mais um Bem Tombado Imagem - Capela de Nossa Senhora Aparecida será mais um Bem Tombado Imagem - Capela de Nossa Senhora Aparecida será mais um Bem Tombado