@prefdesterrodomelo

Prefeitura Municipal de Desterro do Melo - MG
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Siga-nos: @prefdesterrodomelo

NOTÍCIAS

Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública

Na última semana, por força dos recorrentes registros de roubos em todo o Município, a prefeita Márcia Amaral instituiu o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com ações focadas em Segurança Pública, reunindo membros de toda a Comunidade, do Governo e das Polícias Militar e Civil, buscando alternativas imediatas para orientar, prevenir, conter e solucionar os índices crescentes de delitos em Desterro do Melo.

Em Barbacena, a prefeita esteve no 9º Batalhão da Polícia Militar, em companhia do Chefe do Destacamento Policial de seu Município, Sgt. Silva e, juntos, levaram ao Comandante Tenente Coronel Luiz Marcelo de Melo os problemas enfrentados recentemente, buscando o seu auxílio no planejamento de ações urgentes.

Em seu Gabinete, com membros do Governo Municipal e da Comunidade, Márcia se reuniu com o Tenente Diemerson Leonardo da Silva, Chefe do 3º Pelotão da Polícia Militar de Minas Gerais de Alto Rio Doce e discutiu detalhes operacionais do Plano de Ações Emergenciais de Segurança em prol de seu Município.

No decorrer dos dias, reuniões com o Delegado Regional da Polícia Civil e com o Delegado Chefe da Unidade de Polícia Civil que serve a Desterro do Melo fazem também parte da agenda.

Após os encontros, o GGI anunciou que algumas ações já foram tomadas, sendo elas a presença do Serviço de Inteligência das Polícias, que atua para desvendar os roubos e a patrulha policial ostensiva em todo o perímetro urbano e na zona rural.

A partir deste final de semana será realizado em períodos intermitentes blitz em pontos estratégicos da cidade. Homens e viaturas do Grupamento Tático Móvel farão incursões de prevenção e busca e a rede de Monitoramento de Residências – algo que já existe em Desterro do Melo – será ampliada, além da criação da Rede de Estabelecimentos Comerciais Monitorados.

O Destacamento Policial receberá já nos próximos dias o reforço de mais uma viatura, solicitada pela prefeita, com o intuito de dar atenção especial às patrulhas a serem realizadas na zona rural.

O Gabinete de Gestão Integrada fará ainda, no próximo dia 04 de dezembro, no Centro Pastoral Dom José Heleno, às 14h00, uma reunião buscando participar toda a comunidade de suas ações, fazendo da oportunidade o momento para dialogar com todos, ouvindo críticas e sugestões, falando ainda sobre ações de prevenção e controle do índice de incidentes em segurança pública.

Estudos recentes demonstram que as iniciativas capazes de viabilizar uma redução duradoura tanto das taxas de crime e como do sentimento de insegurança demandam, além de investimento nas/das polícias, envolvimento direto do executivo estadual, municipal e a participação da comunidade na execução das políticas de prevenção e repressão ao crime. A Criação do GGI, pelo Governo Municipal de Desterro do Melo, vai de encontro a esta nova realidade que visa em caráter emergencial zerar os índices de roubos no Município e garantir tranquilidade aos melenses.

Imagem - Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Imagem - Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública