@prefdesterrodomelo

Prefeitura Municipal de Desterro do Melo - MG
sexta-feira, 29 de março de 2024

Siga-nos: @prefdesterrodomelo

NOTÍCIAS

Governo Municipal alerta para vacinação contra a Febre Amarela

Com o objetivo de ampliar o acesso da população à vacina contra a Febre Amarela em Desterro do Melo, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacinação a fim de assegurar o acesso dos munícipes à imunização.

A Febre Amarela é transmitida pelo mosquito “Haemagogus”, e os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais. Não existe um tratamento específico para a doença. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações. A vacinação é o meio mais eficaz contra esta febre.

Público alvo – O esquema de vacinação da Febre Amarela é somente em uma única dose, adultos e crianças. As crianças receberão as vacinas a partir dos nove meses. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida.
As pessoas que não foram imunizadas deverão procurar a UBS, Unidade Básica de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 07h00 às 17h00, portando o Cartão de Vacinação, Cartão SUS e Comprovante de Residência. A Intensificação de Vacinação contra a Febre Amarela se realizará no dia 03 de fevereiro, sábado, das 08h00 às 12h00.

O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, lactantes e pacientes em tratamento. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco de vacinação, levando em conta a ação de eventos adversos.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Estratégia Saúde da Família, ESF, em suas visitas domiciliares nas comunidades rurais, está realizando o atendimento e a vacinação contra a Febre Amarela. Cerca de 95% da população melense já está imune.