Comunidade melense recebe Imagem de Nossa Senhora do Desterro totalmente restaurada
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, COMPAC, concretizando as ações de preservação dos bens culturais priorizadas pelo Governo do Município de Desterro do Melo, entregou à comunidade mais uma restauração: a imagem de Nossa Senhora do Desterro.
Os mais antigos livros de registro da paróquia citam a existência do conjunto de imagens, mas não existem dados acerca de sua origem. A imagem do Desterro acompanha a comunidade antes mesmo de sua elevação à paróquia, podendo até, ser remanescente da primitiva capela erguida por Antônio José de Melo.
Maria, José e o Menino Jesus são retratados como retirantes e peregrinos, portando em suas mãos cajados, em atitude de quem caminha, cumprindo o desterro idealizado por Deus Pai. Dessa forma, o exílio da Sagrada Família confunde-se com a própria história de Desterro do Melo, antigo povoado que surgiu com a chegada de retirantes e se firmou sob a proteção daqueles que conheceram as duras provações do exílio: os viajantes do deserto.
O conjunto de imagens da Sagrada Família ou Nossa Senhora do Desterro é representado por três esculturas entalhadas em madeira policromada, que se apresentava em ruim estado de conservação, contendo camadas de tinta que danificaram a pintura original, havendo apenas alguns resquícios, os quais foram suficientes para que a equipe de restauração reproduzisse a arte trazendo ao Município a beleza original das peças.
O Governo Municipal, através do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, apóia e incentiva a preservação dos bens culturais do Município, cumprindo assim o dever constitucional referente às ações de preservação da arte sacra.