João Benedito Amaral, o Pioneiro. 50 anos de falecimento.
O Governo do Município de Desterro do Melo, representado por Mayara Garcia, sua prefeita, vem a público fazer registro histórico, neste 24 de janeiro de 2021, data dos 50 anos do falecimento de João Benedito Amaral, primeiro prefeito a governar os destinos dos melenses.
Natural destas terras, João Benedito é o oitavo filho (dentre os 09) da união entre o casal Randolpho Martins do Amaral e Josephina Benedito de Araújo.
Casado com Andrelina Carneiro do Amaral constituiu família e, juntos tiveram 07 filhos.
Ligado aos ideais conservadores e de oposição às políticas de Getúlio Vargas, foi o representante da União Democrática Nacional – UDN, partido político que o conduziu, naquela que se fez a primeira eleição direta realizada nesta recém-criada municipalidade - por força dos seus 455 votos - à cadeira de Prefeito (o primeiro!) de Desterro do Melo, tomando posse aos 30 dias do mês de junho dos idos 1963.
Por motivos de saúde, entregou à Câmara de Vereadores carta de renuncia ao cargo, em 15 de abril de 1964.
Homem do campo, produtor rural, de personalidade serena e sóbria, João Benedito Amaral foi parte importante na instauração do Poder Executivo em Desterro do Melo. Através dele tiveram início o serviço de abertura das nossas primeiras estradas rurais (feitos a pás, picaretas e enchadas), os serviços públicos, a construção do sistema de distribuição de água para as poucas casas que, à época, existiam no antigo Arraial.
Na presença do seu filho Geraldo Carneiro Amaral (falecido em 2020) e de suas filhas Maria Olímpia Amaral Fernandes (Zizi), Josefina Amaral Rodrigues (Sá Fina, falecida em 2019) e Dirlene do Carmo Amaral Belo (Lelena) teve sua foto inaugurando a Galeria dos Ex-Prefeitos - Bem Material Tombado, integrante do Patrimônio Histórico de nosso Município-, entregue aos melenses pela Prefeita Márcia Amaral, durante as comemorações dos 54 anos de Emancipação Político Administrativa de Desterro do Melo, em 01 de março de 2017.
A Galeria é situada no hall de entrada da sede do Poder Executivo, um conjunto arquitetônico moderno, localizado na entrada da cidade e que abriga as atividades burocráticas e operacionais da administração pública local, construído e inaugurado por Ruy Barbosa Fernandes, seu neto, em dezembro de 2008, recebendo, por justa homenagem a denominação de “Centro Administrativo Prefeito João Benedito Amaral.”
Aos melenses e à História, este registro.