@prefdesterrodomelo

Município de Desterro do Melo - MG
domingo, 24 de novembro de 2024

Siga-nos: @prefdesterrodomelo

NOTÍCIAS

Defesa Civil atuante

Receberam posse, na última sexta-feira, 14, no Anfiteatro do Centro Administrativo Prefeito João Benedito Amaral, os membros que compõem e terão atuação na COMPDEC - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Desterro do Melo.

A COMPDEC é o órgão responsável pelo planejamento articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Proteção e Defesa Civil no âmbito do município, composto por representantes das Secretarias e das principais Chefias e Diretorias que integram o Governo Municipal, além do Serviço de Engenharia e membros das Forças Militares, como o Sr. Sargento da Polícia Militar do Destacamento local, Pedro Amesteli Moreira e o Representante do Corpo de Bombeiros indicado pela Corporação de Bombeiros da cidade de Barbacena: 2° Tenente Élio Alvaro Belli Bigonha.

Participaram também desse ato a Prefeita Mayara Garcia, o Coronel PM Robson Garrido de Paiva - Comandante da 13ª Região da Policia Militar e o Subtenente Robson Vidigal, Agente Regional de Defesa Civil da 13ª Região da Policia Militar do Estado de Minas Gerais.

Em suas falas, as autoridades Militares ressaltaram a importância da COMPDEC e da sua atuação nos casos de desastres naturais como: enchentes, quedas de barrancos e de pontes. Protagonismo nas atividades de proteção e defesa civil, subdividida em gestão do risco de desastres (período de normalidade, ações de prevenção, mitigação e preparação para desastres) e gestão dos desastres (período de anormalidade, iniciativas de resposta e de recuperação), com foco também nos acidentes não naturais, reforçando em todas estas frentes a necessidade de atuação da gestão municipal e de seus colaboradores em defesa do bem comum tendo como parceira a Policia Militar.

Acompanhado de membros do Governo Municipal, o 2° Tenente do Corpo de Bombeiros Élio Alvaro Belli Bigonha, realizou uma visita ao Parque do Xopotó para olhar prévio e dimensionamento de ações para construção do plano de recuperação de um acidente ambiental causado pelas chuvas, ocasionado desmoronamento de terras, com grande transtorno e prejuízo em parte desta área, uns dos principais cartões postais, ponto de lazer e de recreação dos melenses.