Pelo segundo ano seguido, Desterro do Melo é referencia no combate ao Aedes Aegypti
No último dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Desterro do Melo oficializou e divulgou os números finais referentes às ações e iniciativas coordenadas pela Equipe de Vigilância Ambiental, focadas na orientação, no controle e no trabalho de erradicação dos focos do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor das arboviroses (doenças causadas por insetos e aracnídeos) dengue, chikungunya e zika vírus.
Repetindo o que foi registrado no ano de 2020, Desterro do Melo encerra mais este período de intensivo combate ao mosquito sem nenhum caso de doenças por ele transmitidas confirmadas e, comemorando também os Índices de Levantamento Amostral (LIA) com valores até 20% a menos que os aceitáveis, recomendados na Cartilha de Vigilância do Ministério da Saúde aos municípios de todo o Brasil.
A população de Desterro do Melo entendeu a sua importância e o protagonismo de sua participação no combate ao mosquito, executando todas as orientações e cuidados para a eliminação dos focos, o que justifica diretamente o sucesso deste bom trabalho conduzido pela Equipe da Vigilância Ambiental. Trabalho que se fez referência em nossa região e levou a Secretaria Regional de Saúde (SRS) a indicar Desterro do Melo para capacitar Equipes de outros municípios, a exemplo do que aconteceu em nossa UBS no último mês de fevereiro, em favor dos profissionais da Equipe da vizinha Cipotânea.
Outra importante frente que vem recebendo especial atenção e contribuiu em grande parcela com os números apresentados é o serviço de coleta e análise da qualidade de água para consumo – que aumentou consideravelmente no último ano. Mensalmente, a Equipe da Vigilância atua em vários pontos preestabelecidos pela SRS, como Estabelecimentos de Ensino, de Saúde, Segurança Pública, Áreas de Grande Circulação (Parque de Exposições e Parque do Xopotó, por exemplo) e em outros tidos como soluções alternativas e coletivas para o abastecimento de água – todos mapeados e examinados de forma constante.
- Serviço:
O combate ao Mosquito não pode parar!
Siga todas as orientações de prevenção, mantenha seu quintal limpo e sem acúmulo de águas e, se verificar qualquer tipo de presença em excesso de lixo ou de água parada em qualquer ponto da nossa cidade, em terrenos baldios, acione a Vigilância Ambiental através do telefone: (32) 3336-1200.
Juntos, vamos seguir vencendo a luta contra o mosquito.