Obrigado, Dom José Heleno, Pastor de Homens e de Almas.
Envolvido pelo sentimento de gratidão e de despedida que envolve o coração de todos os melenses, neste 1º de setembro, o Governo do Município de Desterro do Melo manifesta pesar à notícia de falecimento de Dom José Gonçalves Heleno, Bispo Emérito de Governador Valadares.
Nascido em Cipotânea, cidade vizinha à Desterro do Melo, recém ordenado, o Padre Heleno aqui chegou, em meados dos anos 50, para assumir a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro: época de grandes dificuldades, ausência de lideranças locais e oportunidade em que, politicamente, pertencíamos à Barbacena.
Aqui, Dom Heleno deixa como maior herança de seu paroquiado a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro – símbolo de fé, feito histórico para a época, patrimônio maior de todo o nosso Município.
Ordenado presbítero por Dom Oscar de Oliveira em 1952, em Mariana-MG, exerceu seu ministério nas paróquias de Rio Espera, Desterro do Melo e Mercês. Foi sagrado Bispo em Mercês-MG, em 18 de outubro de 1976 também por Dom Oscar.
Dom José Heleno morreu aos 93 anos, nesta madrugada. Seu corpo será velado na Catedral de Caratinga, onde será celebrada a Missa Exequial, às 16h. Após missa e homenagens, seu corpo será sepultado na Cripta da Catedral. Em Desterro do Melo, na Matriz, hoje, às 18h30 será celebrada missa pelo seu eterno descanso.
Em favor da história, reconhecendo todas as inúmeras benfeitorias materiais e espirituais realizadas por Dom José Heleno em favor de todos os melenses, o Governo do Município torna pública esta sua manifestação de pesar.
Desterro do Melo, 1º de setembro de 2021.
Mayara Garcia, Prefeita.