Secretaria de Saúde aumenta distribuição de Medicamentos de Alto Custo
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Farmácia de Minas, está aumentando cada vez mais a distribuição dos medicamentos de alto custo.
O componente especializado da assistência farmacêutica, popularmente conhecido como medicamento de alto custo se refere a uma lista de medicamentos que é deliberada pelo Estado a fim de garantir a integralidade do tratamento de cada paciente, conforme CID – Classificação Internacional de Doenças.
O usuário que é contemplado, de forma gratuita, com a medicação de alto custo consegue ter uma melhora da qualidade terapeuta, diminuindo os problemas de saúde e futuras internações, evitando assim a sobrecarga do Sistema Único de Saúde - SUS.
A assistência farmacêutica bem aplicada permite a compra de outros medicamentos que os munícipes não tinham acesso, uma vez que a medicação de alto custo passa ser disponibilizada pelo Estado.
Hoje, a lista de pacientes que recebem os medicamentos de alto custo gira em torno de 50 pacientes, um aumento de 150% em relação aos últimos anos.
Confira link com a relação de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica – CEAF - disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais:https://www.saude.mg.gov.br/images/documentos/LISTA%20DE%20MEDICAMENTOS%20CEAF%2011-01-2022.pdf