Mulheres garis, profissionais responsáveis por uma cidade mais limpa e bonita
Um campo de trabalho antes dominado só por homens vem, a partir de hoje, (01), sendo ocupado também pelas mulheres. Trata-se da profissional de limpeza urbana, a gari.
O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Na época, quando as pessoas queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os “garis”.
O município de Desterro do Melo possui, hoje, 6 mulheres garis. Na atual gestão essas profissionais possuem extrema importância. Além de contribuir para a limpeza da cidade, irão se atentar a todos os detalhes com delicadeza e agilidade.
Nas próximas semanas, o Setor Operacional, responsável pela limpeza pública na cidade – que inclui recolhimento de lixo domiciliar, entulhos, capina e roçagem – irá realizar a entrega de Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que vão auxiliar na identificação, localização e no conforto das servidoras. A jornada de trabalho das profissionais de limpeza urbana é de 40 horas semanais, de segunda à sexta-feira.