Município avança na preservação do Patrimônio e recebe alta pontuação no ICMS Cultural
As políticas de preservação do Patrimônio por força de financiamento constante das atividades de conservação de importantes bens culturais, garantiram a Desterro do Melo status considerável na pontuação do ICMS do Patrimônio Cultural.
Os investimentos foram realizados com maior intensidade nos bens tombados, inventariados e registrados. Bens culturais como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, Festa de Nossa Senhora do Rosário e a Festa de Nossa Senhora do Desterro receberam mais atenção, melhorias e reformas.
Todo este conjunto de esforços realizados pelo Governo Municipal, através do empenho do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural - COMPAC, possibilitou que Desterro do Melo pudesse ampliar a sua pontuação no ICMS do Patrimônio Cultural, passando de 7,93 pontos (2018) para 11,42 (2019) e a magnífica pontuação de 13,40 (2021).
O resultado é o terceiro maior diante das pontuações já alcançadas desde a criação da Lei Robin Hood, em 1995.
Além dos investimentos financeiros, a condução adequada das políticas de proteção do Patrimônio e a execução dos projetos de educação patrimonial pelas escolas municipais colaboraram para que esta importante marca fosse registrada, assegurando o aumento dos repasses e deixando a certeza de que o trabalho vai ser ampliado e outros importantes Bens, que fazem parte da nossa história receberão atenção, voltando a ser parte do nosso dia a dia.