Fiéis celebraram a Virgem do Rosário
Após dois anos de pandemia, foi realizada a Festa do Rosário, evento tradicional, registrado como bem imaterial de Desterro do Melo. Uma ação da Paróquia Nossa Senhora do Desterro em parceria com o Governo Municipal através do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural – COMPAC.
Durante vários meses, a imagem de Nossa Senhora do Rosário, em companhia de autoridades religiosas e das figuras da Rainha e do Rei do Rosário percorreu as principais localidades do Município, onde eram celebradas missas em seu louvor, com a reunião do povo em oração.
O dia festivo começou com uma recepção para os congados e almoço promovido pela Refazenda Rio Xopotó. As bandas de congados vieram até a Praça Carlos Jaime e seguiram para a casa dos Reis Elaine e Nivaldo.
A Imagem da Virgem do Rosário percorreu as principais ruas da cidade, sendo acompanhada ainda pelas tradicionais bandas de congado: Banda Dançante do Rosário, do bairro Santa Efigênia – Barbacena, Banda Dançante Nossa Senhora do Rosário, do distrito Senhora das Dores – Barbacena e Banda Nossa Senhora do Rosário de Dores de Campos, além dos dobrados da Lira Nossa Senhora do Desterro.
Foi entregue troféu de participação às bandas e distribuído um Livro com o título “Rosário: História de Devoção”, escrito pela Rainha do rosário Elaine Silveira e o presidente do COMPAC, Hugo Michel.
Os livros estão sendo distribuídos também no Escritório Paroquial para os interessados.
Os próximos Reis do Rosário, anunciado ao fim da festa pelo Padre Rodrigo Marcos, serão Rosely e Evaristo.