@prefdesterrodomelo

Prefeitura Municipal de Desterro do Melo - MG
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Siga-nos: @prefdesterrodomelo

NOTÍCIAS

Membros do Conselho do Patrimônio participam de Fórum na Capital

Em junho, membros do Conselho do Patrimônio Cultural de Desterro do Melo participaram do VIII Fórum Mestres e Conselheiros, realizado em Belo Horizonte, na Escola de Arquitetura da UFMG, cuja participação é assegurada pelo Plano de Aplicação do FUMPAC (Fundo Municipal do Patrimônio Cultural do Município), a qual garante pontuação no ICMS do Patrimônio Cultural, responsável por custear as ações de preservação e as políticas relacionadas aos bens culturais, históricos e artísticos.

Durante os três dias do evento, os debates e oficinas se nortearam através do tema: "Como tratar aquilo que, além de intangível é dinâmico como a própria cultura?"

Dentro deste tema, foram discutidas ainda as diversas ações de preservação e resgate da memória do povo, com total ênfase ao patrimônio imaterial, à valorização de lugares, pessoas, produtos; o “saber fazer” tradicional.

Dentre os desafios do patrimônio imaterial, foram expostos e discutidos critérios de escolha de bens para registro como patrimônio; a tutela judicial e, mais especificamente, a Educação Patrimonial, onde se consegue trabalhar com foco direcional ao patrimônio intangível.

Resguardar o Patrimônio Cultural é dever do Poder Público, com a colaboração da comunidade e, este tema e suas ações tem sido algo muito valorizado pelo Governo do Município. A preservação possibilita a melhoria da qualidade de vida, que implica em bem-estar social, material e espiritual, garantindo o exercício pleno da memória e da cidadania.

Segundo os conselheiros que participaram do Fórum, é preciso não apenas
cuidar do nosso patrimônio, mas dirigir nossa preocupação para o aprimoramento cultural de nossa comunidade, uma vez que em nosso passado há algo rico que necessita ser preservado, servindo às gerações de hoje e de amanhã, como exemplo de inteligência e sensibilidade.

Imagem - Membros do Conselho do Patrimônio participam de Fórum na Capital Imagem - Membros do Conselho do Patrimônio participam de Fórum na Capital Imagem - Membros do Conselho do Patrimônio participam de Fórum na Capital