@prefdesterrodomelo

Prefeitura Municipal de Desterro do Melo - MG
sábado, 27 de abril de 2024

Siga-nos: @prefdesterrodomelo

NOTÍCIAS

Equipe Técnica do Patrimônio Cultural participa do VII Fórum Mestres e Conselheiros

Aconteceu, entre os dias 10 e 12 de junho, na cidade de Belo Horizonte, o VII Fórum Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimônio.

Membros da equipe técnica do Patrimônio Cultural de Desterro do Melo puderam participar e vivenciar as experiências voltadas à manutenção e preservação do patrimônio cultural no estado de Minas, apresentadas durante o encontro. O Município foi representado no evento pelo presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Danilo Amaral Cimino e pela Conselheira Soraya de Fontgaland. No Fórum, ações para defender e preservar edificações, espaços públicos, coleções, acervos, festas e tradições orais foram analisadas, debatidas e discutidas, buscando levar a todos as melhores práticas para implementação em suas localidades.

Com a temática central “Patrimônio e Cidades”, os participantes puderam observar as políticas de patrimônio que consistem na busca da conservação urbana, as quais jamais pretendem congelar a vida ou transformar as cidades em museus, nem mesmo utilizar-se de gentrificação, pensando sempre na preservação e na melhoria da qualidade de vida, abrangendo áreas consideradas “históricas” e aquelas mais novas, recentes.  Foram discutidas ainda questões amplas como a memória social, o sentido dos lugares e a identidade, além da qualidade do ambiente urbano - entre outros tópicos de maior relevância.

O Encontro reuniu, durante os seus três dias de duração, pesquisadores e estudantes das áreas ligadas à preservação do patrimônio cultural e do planejamento urbano, bem como os diversos agentes da área,  envolvidos com as políticas públicas de promoção dos bens culturais.

Cinte da Importância em preservar e recuperar bem materiais e imateriais, o Governo do Município investe constantemente, em Parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio, em diversas frentes para a manutenção e conservação de seus bens, garantindo assim “vida” a história, a cultura e aos costumes de sua gente.

Imagem - Equipe Técnica do Patrimônio Cultural participa do VII Fórum Mestres e Conselheiros Imagem - Equipe Técnica do Patrimônio Cultural participa do VII Fórum Mestres e Conselheiros Imagem - Equipe Técnica do Patrimônio Cultural participa do VII Fórum Mestres e Conselheiros Imagem - Equipe Técnica do Patrimônio Cultural participa do VII Fórum Mestres e Conselheiros Imagem - Equipe Técnica do Patrimônio Cultural participa do VII Fórum Mestres e Conselheiros